As escavações de verão no sítio arqueológico de Myra-Andriake, no distrito de Demre, na província de Antália, terminaram, com as descobertas realizadas a serem consideradas algumas das mais importantes.
"Encontrámos respostas para muitas questões nas escavações deste ano que realizámos na orquestra. Foram encontradas estruturas da era helenística, restos arquitetónicos e edifícios. Entre estas descobertas estavam grandes quantidades de cerâmica, figurinhas de terracota, potes de cerâmica, lucernas, metais de prata e bronze e moedas. Quanto às figurinhas, podemos dizer que são as descobertas mais importantes do ano", afirmou Nevzat Çevik, académico do Departamento de Arqueologia da Universidade Akdeniz, que liderou as escavações de verão.
Neste 11.º ano das escavações, participaram 10 académicos, sete doutorandos, quatro arqueólogos e cinco estudantes de arqueologia das universidades de Akdeniz, Istambul e Koç, juntamente com 10 trabalhadores.
As escavações, que duraram três meses, escavaram os quartos inferiores do edifício da cena do Teatro da Antiga Cidade de Myra, revelando quatro metros da secção da orquestra. As camadas da era helenística vieram à tona, respondendo a grande parte das questões antecipadas sobre como eram os tempos helenísticos.
Observando que as escavações realizadas na secção da orquestra responderam a muitas questões, Çevik disse: "Encontrámos estruturas da era helenística, restos arquitetónicos e potes. Durante estes trabalhos e estudos arquitetónicos na orquestra, deparamo-nos com um grande conjunto de descobertas que estavam espalhadas num espaço. Datam do final do século IV e do início do século I."
Descrevendo as figurinhas encontradas e destacando a sua importância, afirmou: "Entre elas estavam figurinhas de cerâmica e terracota, potes de cerâmica e velas, metais de prata e bronze e moedas. As figurinhas são as descobertas mais importantes do ano. É a primeira vez que muitas coleções muito ricas foram encontradas juntas. Além de figuras da vida quotidiana, como mulheres, homens, crianças, cavalaria, há também deusas como Leto, Ártemis e Hércules."
"Posso dizer que as escavações que realizámos no Teatro da Antiga Cidade de Myra neste verão deram um dos presentes mais importantes do ano para a arqueologia da Anatólia", acrescentou Çevik, afirmando ainda que iriam continuar com os trabalhos de conservação e restauro do sítio durante dois meses no período de outono.
(Fonte: Hürriyet Daily News)
Sem comentários:
Enviar um comentário