13.10.20

Descoberta recente de artefactos pode mudar a história de Istambul

Devido à construção do metro e ferrovias no distrito de Beşiktaş, nos bairros de Haydarpaşa e Yenikapı, e aos trabalhos de remoção de solo no distrito de Silivri, muitos artefactos foram descobertos, nas escavações conduzidas pelo Museu Arqueológico de Istambul, e remontam a 6500 a.C., a data de fundação da metrópole.

O mais antigo cemitério de estilo "kurgan" foi encontrado no bairro de Canbaztepe, no distrito de Silivri. Kurgan, que significa "castelo" em turco antigo, é o nome dado a um cemitério antigo coberto de areia e que se assemelha a uma pequena colina. No kurgan, foram encontrados ossos de um comandante, datados de 3500 a.C. e uma ponta de lança datada de  5500 a.C.

Durante as escavações em Haydarpaşa, foram encontradas muralhas da cidade e restos de edifícios da histórica Khalkedon, "Terra dos Cegos".

Nas obras do metro, no distrito de Beşiktaş, foram desenterrados vestígios dos primeiros turcos da metrópole, cerca de 80 cemitérios kurgan, machados e muitos potes e panelas que datam de 3.500 a.C.

No bairro de Yenikapı, foram encontrados cerca de 37 restos de navios submersos, dois remos de canoa e 2080 pegadas. Entre os artefactos encontrados, estavam dados de marfim com 1600 anos, sandálias com 1500 anos e com uma inscrição: "use estas em dias saudáveis e felizes, minha senhora", e um pente de madeira com 1600 anos, com a seguinte gravação em latim: "ó Senhor, por favor, ajude".

(Fonte: Hürriyet Daily News)

Sem comentários: