9.10.07

Foi encontrado na Turquia um casal que morreu abraçado há mais de 8.000 anos


A escavação arqueológica do sítio Hakemi Use, localizado na vila de Bismil na província de Diyarbakır, no sudeste da Turquia, levou à descoberta dos restos dos "namorados mais antigos do mundo": um homem e uma mulher que foram enterrados abraçados há mais de 8.000 anos.
Os arqueólogos encontraram 22 sepulturas do período Neolítico, entre as quais se destacam os restos do casal, dois corpos abraçados e com as pernas entrelaçadas, que datam de 6100 a.C. Com esta descoberta, os arqueólogos turcos superaram o achado de uma equipa italiana que encontrou, na cidade de Verona (norte de Itália), os restos de um casal que viveu há 7.000 anos.

Os esqueletos encontrados na Turquia correspondem a um homem de aproximadamente 30 anos e a uma mulher de 20 anos. "Foram enterrados juntos, e acreditamos que essa foi a forma como morreram", explicou o director da escavação e membro do departamento de arqueologia da Universidade Hacettepe de Ancara, Halil Tekin. "Ainda temos de investigar as causas da morte, se foi por doença ou até mesmo em virtude de um crime passional", acrescentou. A equipa realizará os testes necessários para constatar a idade do casal e esclarecer a causa da morte. Tekin acrescentou que a forma como os corpos foram encontrados - abraçados e com as pernas entrelaçadas - não deixa dúvidas de que eles eram marido e mulher, ou simplesmente amantes.

(Fonte: Efe)

Sem comentários: