30.10.20

Izmir: Descoberta estatueta de deusa mãe com 8200 anos


As escavações arqueológicas nos sítios de Yeşilova e Yassıtepe, no distrito de Bornova, em Izmir, revelaram recentemente a descoberta de uma figurinha de uma deusa mãe com 8200 anos, pesos de redes relacionados com a pesca, vários tipos de jóias, assim como fósseis de peixe e numerosos restos de mexilhões.

A história da cidade, anteriormente estimada em 5000 anos, foi agora reavaliada para cerca de 8500 anos.

Foram igualmente encontrados muitos restos de seres marinhos com milhares de anos, como douradas, raias venenosas, ouriços-do-mar, ostras e mexilhões, provando que os primeiros habitantes de Izmir ja consumiam frutos do mar, especialmente mexilhões, há 8500 anos.

A descoberta mais impressionante deste ano nas escavações foi uma figurinha de mármore da deusa mãe, sem cabeça, e um copo de vidro, ambos com 8200 anos. Também um grande número de pesos de rede relacionados com a pesca datam do mesmo período. A presença de redes de pesca confirmou que os primeiros habitantes de Izmir estavam muito interessados na pesca. Diversos itens de joalharia, como medalhões e pendentes, também fazem parte dos achados.

Zafer Derin, diretor das escavações, afirmou que as escavações deste ano terminaram após seis meses de trabalho intenso e que os cerca de 250 achados desenterrados seriam entregues ao Museu de Izmir.

(Fonte: Hürriyet Daily News)

Sem comentários: