8.10.23

Izmir: Descoberta de três estatuetas com 7.700 anos no Sítio Arqueológico de Ulucak

Foram descobertas três estatuetas antropomórficas que datam de há 7.700 anos, durante escavações no Sítio Arqueológico de Ulucak, em Izmir, na Turquia. 

Estas estatuetas de cerâmica são distintas dos achados típicos do local, que geralmente apresentam figuras femininas com ancas largas. Acredita-se que duas das novas estatuetas representam um casal, usando trajes e chapéus semelhantes, enquanto a figura feminina segura um bebé, representação também encontrada mais tarde nos Balcãs. 

Escavações em Ulucak, Sítio pré-histórico descoberto pela primeira vez em 1960, revelaram também potes de cerâmica, ferramentas e outros artefactos.

(Fonte: Hürriyet Daily News)

6.10.23

Ordu: Descoberta de mosteiro bizantino

Foi descoberto um mosteiro bizantino, na província de Ordu, dedicado ao imperador romano Constantino e à sua mulher Helena, durante escavações numa área onde já tinham sido descobertas oito sepulturas com cerca de 2.000 anos, datando da época romana. Um dos sarcófagos continha restos humanos, moedas, pulseiras de vidro, um anel de ouro, fivelas de cinto, uma garrafa de vidro em forma de lágrima, um jarro de cerâmica e garrafas de vidro fragmentadas.

As escavações começaram em 2021, quando, durante a construção de uma estrada em Fatsa, um operador de uma escavadora notou uma camada incomum de material e informou as autoridades locais.

(Fonte: Hürriyet Daily News)