13.10.18

Arqueólogos tentam resolver o mistério de Hadrianopolis


Pouco se sabe sobre o motivo pelo qual, há milhares de anos, muitos residentes da antiga cidade de Hadrianopolis, localizada no atual distrito de Eskipazar, na província de Karabük, na região do Mar Negro, abandonaram o assentamento.

İbrahim Şahin, diretor de cultura e turismo de Karabük, e Ersin Çelikbaş, académico do departamento de arqueologia da Universidade de Karabük, realizaram recentemente escavações no local.

De acordo com Çelikbaş, Hadrianopolis testemunhou uma evacuação repentina no século VII. "As escavações deste ano revelaram que houve uma evacuação repentina na antiga cidade. Estamos a tentar descobrir o motivo – se ocorreu um terramoto, uma invasão ou um grande incêndio. Mas podemos afirmar com certeza que a vida aqui terminou no século VII. Não havia nem uma única pessoa na antiga cidade. Agora, vamos investigar a razão. Primeiro, estudaremos os desastres que ocorreram naquelas épocas e, depois, os eventos políticos e sociais que poderiam ter ocorrido", disse. "Esperamos obter resultados claros até o próximo ano", acrescentou.

Também foi descoberta uma estrutura com 1500 anos, acreditando-se ser uma das igrejas mais antigas da Anatólia. Os mosaicos descobertos na igreja datam do século V d.C. "Encontrámos figuras muito importantes nos mosaicos. Encontrámos um painel com uma figura de um touro, uma figura de um leão e dois pavões. Quando olhamos para exemplos semelhantes dessas figuras na Anatólia, o exemplo mais completo é o mosaico que encontramos em Hadrianopolis este ano. Achamos que a igreja era dedicada aos imperadores romanos", acrescentou. "É uma cidade antiga muito importante e um ‘paraíso dos mosaicos’, porque Hadrianápolis é conhecida principalmente pelos seus mosaicos. Podemos dizer que é a cidade mais importante da região ocidental do Mar Negro. Foi o centro da eparquia nas idades antigas. Funcionários religiosos notáveis viveram aqui. Os trabalhos deste ano revelaram muitas pequenas descobertas do século VI. Estamos prestes a obter resultados mais importantes nas nossas escavações. Estamos prestes a resolver o mistério na antiga cidade. Anunciaremos esses resultados com descobertas mais concretas nos próximos anos e acreditamos que esses resultados atrairão o interesse mundial para este local", acrescentou.

Sobre Hadrianopolis

Hadrianopolis teve assentamentos nos períodos helenístico tardio, romano e bizantino inicial. Pesquisas arqueológicas de superfície descobriram 14 edifícios públicos e outras estruturas na antiga cidade.

Entre esses edifícios públicos estão dois banhos, duas igrejas, uma estrutura de defesa, túmulos em rocha, um teatro, uma estrutura arqueada e abobadada, um nicho monumental de culto, muros, uma vila, outros edifícios monumentais e alguns edifícios religiosos.

Os pisos das igrejas estão decorados com mosaicos e têm imagens dos rios Geon, Fison, Tigre e Eufrates impressos neles, que são mencionados na Bíblia. Vários animais também são representados nos mosaicos da antiga cidade, que tem sido comparada à antiga cidade de Zeugma.

Os trabalhos de escavação em Hadrianopolis começaram em 2003 e têm continuado de forma intermitente.

(Fonte: Hürriyet Daily News)