Uma equipa de arqueólogos belgas encontrou partes de uma enorme estátua do imperador romano Adriano numa escavação no sudoeste da Turquia.
Até agora, foram descobertos a cabeça, o pé e parte de uma perna e os arqueólogos esperam encontrar outras partes da estátua nos próximos dias.
De acordo com especialistas, a estátua original deveria ter cerca de 5 metros de altura. Só a cabeça mede cerca de 70 centímetros, enquanto que o pé mede cerca de 1,50 m de comprimento.
A descoberta foi feita por arqueólogos da Universidade Católica de Leuven, da Bélgica, que fazem escavações no local desde 1990. Marc Waelkens, director da escavação, afirmou que esta é "a mais bela representação" do imperador já encontrada.
Os fragmentos do monumento foram encontrados a 5 metros de profundidade em Sagalassos, uma antiga cidade localizada no topo de uma montanha.
Adriano governou Roma entre 117 e 138 d.C. e destacou-se por ser um grande conquistador. A sua obra mais famosa é a Muralha de Adriano, no norte de Inglaterra, que marcava a fronteira norte do Império Romano.