28.2.12

Tell Tayinat



Tell Ta'yinat é um sítio arqueológico localizado na provincia de Hatay, no sudeste da Tuquia, a cerca de 25 quilómetros de Antakya.
 
Foi um importante centro urbano durante a Idade do Bronze Inicial e pensa-se que é o local da antiga Kunulua, a capital dos reinos Neo-Hititas/Aramean de Unqi e Patina

Foram realizadas escavações em Tell Ta'yinat pela Universidade de Chicago no final dos anos 30. Um dos achados-chave foi um templo, cujo plano lembra as descrições do templo do rei Salomão no Antigo Testamento. Vários palácios de grande dimensão no estilo conhecido como bit-hilani também foram escavados.
 
Novas escavações foram retomadas por uma equipa da Universidade de Toronto em 2004. Escavações no Verão de 2005 revelaram mais do templo da Idade do Ferro, assim como parte do bit-hilanis da Idade do Ferro Inicial II. Foi descoberta quantidade significativa de materiais da Idade do Ferro Inicial I, assim como pequena quantidade de materiais da Idade do Bronze Inicial.

Este sítio localiza-se a cerca de 800 metros do sítio de Tell Atchana, a cidade antiga de Alalakh.


25.2.12

Descoberta bíblia com 1500 anos na Turquia


Tem 1500 anos e é uma das mais antigas bíblias do mundo. A descoberta foi feita na Turquia, depois da polícia ter desmantelado uma rede de venda ilegal de antiguidades em 2000.
Desde então a bíblia, escrita em folhas de couro e que de acordo com os peritos é inteiramente original, foi mantida durante vários anos num cofre-forte de Ancara até ter sido entregue ao Museu Etnográfico de Ancara. A instituição deverá agora restaurá-la para em seguida ser exposta ao público.
O documento, que está avaliado em perto de 20 milhões de euros, é inteiramente escrito em siríaco, um dialeto do aramaico, língua que terá sido falada por Jesus Cristo.
São muitas as vozes que afirmam que esta versão da bíblia é o controverso Evangelho de Barnabé, que contradiz o Novo Testamento e aproxima-se da visão de Jesus da religião islâmica.
O Vaticano já pediu às autoridades turcas para analisar o documento.

(Fonte: Euronews)