19.4.09

Descoberto templo em Tayinat



Foi descoberto na Turquia, em Tayinat, na província de Hatay, no sudeste da Turquia, a cerca de 25 quilómetros de Antakya, um templo muito bem preservado, que se pensa ter sido edificado durante o reinado do rei Salomão, nos séculos X e IX a.C.
Tell Tayinat localiza-se a cerca de 800 metros do sítio de Tell Atchana, a cidade antiga de Alalakh. Foi um importante centro urbano durante a Idade do Bronze Inicial, e pensa-se que foi a antiga Kunulua, a capital dos reinos neo-hititas de Patina/Unqi. Patina ou Unqi eram nomes utilizados pelos Assírios. O nome hitita é desconhecido.
A descoberta do templo foi feita no âmbito do projecto arqueológico Tayinat (TAP) da Universidade de Toronto, no Verão de 2008. Este achado lança dúvidas sobre a tradicional visão de que a transição da Idade do Bronze Final para a 1.ª Idade do Ferro foi abrupta e culturalmente descontínua. Fontes antigas descrevem uma era de fome, conflitos étnicos e movimentos populacionais que prolongaram a Idade das Trevas, marcada por um declínio cultural e por conflitos étnicos durante os primeiros séculos da Idade do Ferro. Mas recentes descobertas, incluindo as escavações no âmbito do projecto Tayinat, revelaram que algumas dinastias no poder sobreviveram ao colapso dos grandes poderes da Idade do Bronze. "As escavações que estamos a realizar não só começaram a revelar vastos achados da Idade das Trevas, mas o cenário arqueológico emergente sugere que durante este período, Tayinat foi a capital de um reino poderoso," revelou Timothy Harrison, professor de Arqueologia do Próximo Oriente na Universidade de Toronto e director do projecto.
Segundo o mesmo, as escavações descobriram um templo com um amplo pátio empedrado e com entrada porticada e pontuada por uma escadaria monumental, e fragmentos de estelas monumentais com gravações em escrita luvita (uma escrita de hieroglifos extinta que foi falada no território hoje ocupado pela Turquia). Pensa-se que as estelas estariam originalmente dispostas verticalmente sobre plataformas de pedra no pátio do templo. A ala central do edifício terá sido destruída por um forte incêndio. Foi preeenchida com tijolos de barro carbonizados, madeira, pedaços de bronze incluindo rebites e fragmentos de marfim com gravações - claramente restos de mobiliário. Fragmentos de folhas de ouro e prata também foram encontrados.
As escavações de 2009, que começarão a 1 de Julho, incidirão sobre o interior do templo.
TAP é um projecto internacional que envolve investigadores de uma dúzia de países e mais de 20 universidades e institutos de pesquisa. É patrocinado pelo Conselho de Investigação de Ciências Sociais e Humanidades e pelo Instituto de Pré-História do Egeu (INSTAP), e é apoiado pela Universidade de Toronto.