29.12.08

Descoberta acidental de duas sepulturas do século VII a.C.

Descoberta acidental de duas sepulturas do séc. VII a.C.

Foram descobertas duas sepulturas datadas do século VII a.C, durante trabalhos de construção de uma rede de esgotos. O achado foi feito numa casa particular localizada na aldeia de Damlıboğaz em Milas, na província de Muğla, onde se situa a cidade antiga de Hydai.
As sepulturas encontram-se bem preservadas e contêm esqueletos humanos, vasos de cerâmica, recipientes de vidro e equipamento de caça. Erol Özen, director do museu local, está a conduzir os trabalhos de escavação e disse que "os achados encontrados nas sepulturas poderão fornecer pistas importantes sobre o modo de vida daquele período. Forças policiais guardarão as sepulturas durante os trabalhos de escavação. Exemplares semelhantes aos artefactos de Damlıboğaz só existem no museu Sadberk Hanım."
O dono da propriedade onde as sepulturas foram encontradas disse ter ficado muito surpreendido com os achados. Referiu que herdou a casa de seu pai, que por sua vez a herdou também do seu pai e referiu: "Temos vivido num tesouro cultural durante anos sem o sabermos. Por outro lado, já não posso construir uma rede de esgotos na minha casa mas descobrimos um achado histórico de grande importância. Realmente não sei se deverei estar feliz ou não."

Cidade antiga de Hydai
Não existem sinais visíveis de estruturas arquitectónicas no solo, uma vez que deverão ter sido cobertas pelos aluviões transportados pelo ribeiro Sarıçay. O nome 'hydai' significa 'água' em Grego antigo.
Duas outras sepulturas foram encontradas na aldeia, no ano 2000, durante trabalhos de escavação conduzidos em colaboração com o departamento de arqueologia e história de arte da universidade de Muğla. Os resultados desses trabalhos estão em exibição no Museu Milas.
Também se sabe que naquele tempo a língua falada era o Grego, e que as cerâmicas de Damlıboğaz eram exportadas para Rodes, que foi uma ilha de Cária desde o século III a.C. até aos tempos bizantinos.

(Fonte: Hurriyet Daily News)