26.8.08

Desenterrada na Turquia estátua colossal do imperador Marco Aurélio


Sagalassos (actual Ağlasun, na Turquia), em escavações há 12 anos, foi novamente palco de uma grandiosa descoberta: foi desenterrada a cabeça de uma grande estátua do imperador romano Marco Aurélio. Só a cabeça tem 90 centímetros de comprimento, diz a AFP. A estátua completa, em mármore talhado, teria 4,5 metros de altura. Foi a terceira grande estátua a ser desenterrada no local. Há um ano, a equipa de arqueólogos liderada por Marc Waelkens, da Universidade Católica de Lovaina, na Bélgica, descobriu fragmentos de uma estátua do Imperador Adriano, e no mês passado desenterraram a cabeça e um braço de Faustina, a Velha, mulher do Imperador Antonino Pio. A descoberta da estátua de Marco Aurélio veio confirmar a suspeita de que esta zona dos balneários (o frigidarium, a sala maior e mais fria das termas) romanos terá albergado os Cinco Bons Imperadores, e que as divisões em redor desta divisão terão contido as estátuas de toda a dinastia Antonina – líderes de origem espanhola que governaram o Império Romano durante o século II a.C. As pernas e o braço da estátua do imperador estavam a ser desenterrados há meses, mas foi a descoberta da cabeça, no dia 20, que permitiu identificar a sua identidade. Segundo Waelkens, a cabeça colossal, com pouco menos de um metro de altura, tem a barba e os olhos salientes característicos de Marco Aurélio. Os pupilos ficaram a admirá-la “como que em profunda contemplação, adequada a um imperador que foi mais um filósofo do que um soldado”, afirmou o arqueólogo. Marco Aurélio é lembrado, ainda hoje, pelos seus escritos, e como um dos maiores filósofos estóicos. Pela sua contribuição ao Império Romano, é considerado um dos Cinco Bons Imperadores. Reinou de 161 a 180 a.C.

(Fonte: Público)

16.8.08

Descoberta cabeça colossal de imperatriz romana no sudoeste da Turquia

Arqueólogos encontraram na Turquia a cabeça de mármore colossal de uma imperatriz romana.
De acordo com os indícios encontrados, os especialistas acreditam que a peça mostre o rosto de Faustina, a Velha, que foi casada com o imperador Antonino Pio.
A cabeça foi desenterrada de um sítio arqueológico na antiga cidade de Sagalassos, no sudoeste da Turquia, onde, no ano passado, foi encontrada uma estátua gigante do imperador romano Adriano.
A peça de mármore foi encontrada a apenas seis metros de onde a estátua de Adriano foi retirada.
O rosto de Faustina estava virado para baixo, enterrado nas ruínas de termas romanas parcialmente destruídas por um terramoto entre os anos 540 e 620 d.C.
Sagalassos era um centro urbano importante do império romano, mas foi abandonado após ter sido atingido por vários abalos sísmicos.
A equipa liderada pelo arqueólogo Marc Waelkens, da Universidade Católica de Leuven, na Bélgica, tem escavado o local desde 1990.
No início, os arqueólogos suspeitaram que se tratava de uma estátua da mulher de Adriano, Vibia Sabina. Mas ao virarem a cabeça, perceberam que a peça tinha feições muito diferentes das descrições de Sabina.
Segundo os especialistas, tudo indica que a cabeça retrate Faustina, que viveu um casamento de 31 anos com o sucessor e filho adoptivo de Adriano, Antonino Pio.
A imperatriz era muito respeitada principalmente devido a seus trabalhos de caridade.
Há relatos de que depois de sua morte, em 141 d.C, o seu marido a tenha venerado como deusa.
O local onde as estátuas de Faustina e Adriano foram encontradas era provavelmente um frigidarium, um sala com uma piscina de água fria.
O sítio arqueológico faz parte de um complexo de termas que está a ser escavado.

(Fonte: BBC)