24.9.06

Villa romana descoberta na cidade antiga de Laodicéia

Segundo Cemal Şimşek, professor associado e director do Departamento de Arqueologia da Universidade de Pamukkale e responsável pelas escavações na cidade antiga de Laodicéia, a villa está situada junto a uma via férrea na parte sul de Laodicéia.
Escavações ilegais realizadas na região há algum tempo, puseram a descoberto alguns mosaicos e, por essa razão, foram realizadas escavações nessa área. A villa que foi descoberta é datada do período romano tardio e está localizada no vale do rio Lycus.

Sobre Laodicéia...

Villa romana descoberta na cidade antiga de Laodicea

A antiga cidade de Laodicea (Laodicéia) situava-se no longo esporão de uma colina, entre os vales estreitos dos pequenos rios Asopus e Caprus que desaguavam no rio Lycus. Estava localizada a sul do rio Lycus, perto da aldeia de Eskihişar, seis quilómetros a norte de Denizli, a cerca de dez quilómetros a sul de Hierapolis (Hierápolis) e 17 quilómetros a oeste de Colossae (Colossos). Foi originalmente chamada Diospolis ("a cidade de Zeus") e depois Rhoas (Plin. v. 29).
Antiochus II Theos (261-253 a.C.) reconstruiu-a durante o século III a.C. (261-253 a.C.), provavelmente no mesmo local da villa antiga e chamou-a assim em honra da sua esposa Laodice.
Na era do Novo Testamento foi uma cidade muito grande e importante, substituindo as cidades próximas de Hierápolis e Colossos como a mais importante dessa área.
Estava localizada junto de bons cursos de água, e um aqueduto fornecia-lhe água proveniente do sul. Situava-se também junto a um cruzamento de importantes vias. A maior vinha de leste (Síria, Mesopotâmia, Arábia, Índia, China) para Laodicéia e a partir daí prosseguia para oeste até à cidade portuária de Ephesus (Éfeso), para noroeste até Philadelphia (Alaşehir), onde seguia até Smyrna (Izmir) ou continuava no sentido noroeste até Pergamus (Pérgamo). A partir de Laodicéia também se podia viajar para sudeste até Attalia (Antália), um porto no Mar Mediterrâneo.
A igreja de Laodicéia foi estabelecida na cidade nos primórdios do cristianismo e é uma das sete igrejas referidas no Livro da Revelação (Rev. 3.14-21).
A comunidade cristã de Laodicéia parece ter estado conectada com a de Colossos, apenas distante 13 quilómetros.
Laodicéia é mencionada cinco vezes na Epístola de São Paulo aos Colossenses (Novo Testamento). Tanto Laodicéia como Colossos terão sido evangelizadas possivelmente pelo discípulo de Paulo, o Colossense Epafras, que terá sido o fundador da igreja de Laodicéia.
A carta Laodiceana que Paulo terá escrito à igreja de Laodicéia, mencionada na Epístola aos Colossenses (Col. 4.16), nunca foi encontrada. No entanto, muitos estudiosos especulam que a Epístola aos Efésios foi originalmente escrita para a igreja de Laodicéia, acreditando que a Epístola aos Efésios é a carta perdida.
O Concílio de Laodicéia realizou-se nesta cidade em 364 d.C.
Foram cunhadas moedas em Laodicéia durante o reinado de Caracala (séc. III d.C.). As duas nascentes presentes no território de Laodicéia denominadas Likos e Kapros aparecem personificadas nas moedas por um lobo e um javali.
Para além da igreja, muitos edifícios monumentais foram também construídos nesta cidade: dois teatros, um estádio, um ginásio, o monumental Nypheum, o edifício do Conselho e o templo de Zeus. A cidade foi completamente destruída por um terramoto no ano 60 d.C.

23.9.06

Descobertos mais de 70 povoados em Yozgat

Arqueólogos que trabalham no povoado de Tavium, localizado em Yozgat, uma província do centro da Turquia, descobriram mais de 70 novos povoados antigos. Esta área, mais conhecida pelas descobertas de vestígios do período Calcolítico, documentadas pelos tumulus de Alişar e por artefactos da civilização hitita em Kerkenes, parece albergar muito mais vestígios arqueológicos do que se pensava. O arqueólogo austríaco, Karl Strobel, que está actualmente a dirigir as investigações e as escavações arqueológicas na cidade antiga de Tavium, disse que ele e o seu assistente identificaram os povoados até então desconhecidos, numa área extensa de Yozgat. Strobel, que tem estado a investigar esta área desde 1997, disse que as novas descobertas pertencem a vários períodos da história, incluindo Romano, Idade do Bronze, Bizantino, Hitita, Bronze Inicial, Calcolítico, Calcolítico Inicial, 1.ª Idade do Ferro, Helenístico e Otomano. Strobel disse ainda que foi entregue um relatório às entidades oficiais e que aguardam o registo desses sítios como áreas a preservar.

22.9.06

Arqueólogos procuram pistas de sítio com 4000 anos em Tekirdağ

Arqueólogos procuram pistas de sítio com 4000 anos em Tekirdağ

Arqueólogos que investigam um sítio antigo da Trácia, em Tekirdağ, dizem ter descoberto parte de uma antiga cidade denominada Heraion Teichos, que será anterior ao ano 2000 a.C.
A equipa de investigação do departamento de arqueologia da universidade Mimar Sinan, tem estado a trabalhar desde os últimos seis anos, para desenterrar a cidade antiga localizada nas imediações da aldeia Karaevli. A direcção das escavações está a cargo da professora associada Neşe Atik, que disse que as informações relativas à civilização da Trácia são muito escassas. "Em resultado das escavações, verificamos que eram muito bem sucedidos na produção de acessórios de ouro e prata, cerâmica e textéis", referiu. "Considerando o facto de que numerosas peças de cerâmica importada dos séculos XV e XIII a.C foram descobertas durante as escavações, e que a cidade tinha uma grande fortaleza, podemos entender que Heraion Teichos foi uma próspera cidade portuária", acrescentou. Atik disse ainda que esperam obter mais informações sobre o modo de vida dos Trácios em próximas escavações, e que também esperam musealizar o sítio arqueológico.

21.9.06

Escavações em Çatalhöyük põem a descoberto o amanhecer de uma civilização

Escavações em Çatalhöyük põem a descoberto o amanhecer de uma civilização
Um total de 130 casas foram descobertas até agora durante as escavações de Çatalhöyük, disse o co-director dos trabalhos arqueológicos Shahina Farid.
Çatalhöyük é um sítio arqueológico com 9000 anos e localiza-se na cidade de Cónia, na Turquia. As primeiras escavações do sítio, considerado um dos mais antigos povoados da história da humanidade datado do período Neolítico, foram conduzidas pelo arqueólogo inglês James Mellart, que descobriu 80 casas durante as escavações realizadas entre 1961 e 1964.
Os trabalhos no sítio foram retomados em 1993 após uma longa paragem. "Cinquenta novas casas foram descobertas depois dessa data", disse Farid. "Estamos a tentar iluminar um período obscuro da humanidade com estas escavações. Os achados arqueológicos revelam que há 9000 anos existiu um rio e pequenos lagos nesta região. Também encontrámos edifícios sobrepostos. As casas mais antigas foram destruídas depois de um período de povoamento e novas estruturas foram construídas sobre as mesmas. Acreditamos que Çatalhöyük albergou cerca de 7000 a 10 000 habitantes num mesmo momento". Shahina Farid disse também que a comunidade construiu estas casas com carvalho e álamo e que colunas de madeira terão sido trazidas através do rio, ao longo de 40 quilómetros. Acrescentou ainda que essas colunas terão sido reutilizadas na construção de novas casas. "Também encontrámos mais de 60 esqueletos humanos em casas construídas com tijolos de barro dispostas umas ao lado das outras. Os habitantes desse período enterravam os mortos debaixo da casa, para estarem perto dos seus antepassados. Por outras palavras, os habitantes de Çatalhöyük nasceram, morreram e foram enterrados nestas casas. Também verificamos na nossa investigação, que esta comunidade cultivava, criava animais e caçava animais selvagens. Acreditamos que as vacas foram domesticadas durante esse período”. Disse igualmente que não identificaram tecidos nos esqueletos, acrescentando: "até agora, os pedaços de couro que encontramos perto dos esqueletos, sugerem que usaram peles de veado que caçavam. [...] A escavação deste ano tem neste momento uma equipa de 45 pessoas de diferentes países, chegará aos cerca de 100 elementos em Julho, e terminará no final de Setembro", acrescentou.