24.9.06

Villa romana descoberta na cidade antiga de Laodicéia

Segundo Cemal Şimşek, professor associado e director do Departamento de Arqueologia da Universidade de Pamukkale e responsável pelas escavações na cidade antiga de Laodicéia, a villa está situada junto a uma via férrea na parte sul de Laodicéia.
Escavações ilegais realizadas na região há algum tempo, puseram a descoberto alguns mosaicos e, por essa razão, foram realizadas escavações nessa área. A villa que foi descoberta é datada do período romano tardio e está localizada no vale do rio Lycus.

Sobre Laodicéia...

Villa romana descoberta na cidade antiga de Laodicea

A antiga cidade de Laodicea (Laodicéia) situava-se no longo esporão de uma colina, entre os vales estreitos dos pequenos rios Asopus e Caprus que desaguavam no rio Lycus. Estava localizada a sul do rio Lycus, perto da aldeia de Eskihişar, seis quilómetros a norte de Denizli, a cerca de dez quilómetros a sul de Hierapolis (Hierápolis) e 17 quilómetros a oeste de Colossae (Colossos). Foi originalmente chamada Diospolis ("a cidade de Zeus") e depois Rhoas (Plin. v. 29).
Antiochus II Theos (261-253 a.C.) reconstruiu-a durante o século III a.C. (261-253 a.C.), provavelmente no mesmo local da villa antiga e chamou-a assim em honra da sua esposa Laodice.
Na era do Novo Testamento foi uma cidade muito grande e importante, substituindo as cidades próximas de Hierápolis e Colossos como a mais importante dessa área.
Estava localizada junto de bons cursos de água, e um aqueduto fornecia-lhe água proveniente do sul. Situava-se também junto a um cruzamento de importantes vias. A maior vinha de leste (Síria, Mesopotâmia, Arábia, Índia, China) para Laodicéia e a partir daí prosseguia para oeste até à cidade portuária de Ephesus (Éfeso), para noroeste até Philadelphia (Alaşehir), onde seguia até Smyrna (Izmir) ou continuava no sentido noroeste até Pergamus (Pérgamo). A partir de Laodicéia também se podia viajar para sudeste até Attalia (Antália), um porto no Mar Mediterrâneo.
A igreja de Laodicéia foi estabelecida na cidade nos primórdios do cristianismo e é uma das sete igrejas referidas no Livro da Revelação (Rev. 3.14-21).
A comunidade cristã de Laodicéia parece ter estado conectada com a de Colossos, apenas distante 13 quilómetros.
Laodicéia é mencionada cinco vezes na Epístola de São Paulo aos Colossenses (Novo Testamento). Tanto Laodicéia como Colossos terão sido evangelizadas possivelmente pelo discípulo de Paulo, o Colossense Epafras, que terá sido o fundador da igreja de Laodicéia.
A carta Laodiceana que Paulo terá escrito à igreja de Laodicéia, mencionada na Epístola aos Colossenses (Col. 4.16), nunca foi encontrada. No entanto, muitos estudiosos especulam que a Epístola aos Efésios foi originalmente escrita para a igreja de Laodicéia, acreditando que a Epístola aos Efésios é a carta perdida.
O Concílio de Laodicéia realizou-se nesta cidade em 364 d.C.
Foram cunhadas moedas em Laodicéia durante o reinado de Caracala (séc. III d.C.). As duas nascentes presentes no território de Laodicéia denominadas Likos e Kapros aparecem personificadas nas moedas por um lobo e um javali.
Para além da igreja, muitos edifícios monumentais foram também construídos nesta cidade: dois teatros, um estádio, um ginásio, o monumental Nypheum, o edifício do Conselho e o templo de Zeus. A cidade foi completamente destruída por um terramoto no ano 60 d.C.

Sem comentários: