13.9.15

As ruínas de Olympos

Olympos foi uma cidade lícia localizada perto da costa a sul da cidade de Çıralı, na província de Antália. Juntamente com Phaselis e Idyros faz parte do Parque Nacional Olympos Beydağları.



Sarcófago do capitão Eudemos


Olympos remonta pelo menos ao período helenístico e o seu nome deverá estar relacionado com a proximidade do Monte Olympos (Tahtalı Dağı). Os fogos perpétuos de Yanartaş localizam-se poucos quilómetros a noroeste.

Tem um pequeno teatro, termas romanas com mosaicos, sepulturas lícias romanas e bizantinas, uma igreja bizantina, uma necrópole com mais de duzentas sepulturas com inscrições e muralhas, talvez do período em que a pirataria ameaçou a prosperidade da cidade (século III).

Foi abandonada por completo no século  XV.




Arykanda


Arykanda é uma antiga cidade Lícia, localizada perto da pequena aldeia de Aykiriçay, na província de Antália.


Remonta ao século VII A. C., mas a maior parte dos seus vestígios datam do século V A.C. ao período romano, quando a cidade conheceu a sua fase de maior prosperidade. A cidade foi fortemente atingida por um terramoto no século III, tendo sido abandonada durante mais de mil anos. Os seus habitantes converteram-se ao cristianismo no século III, e foi um centro urbano até ao século XI. Apresenta um bom estado de conservação.


As ruínas da cidade são constituídas nomeadamente pela "rua das sepulturas", por sete complexos termais com paredes com dez metros de altura e com dois níveis de janelas, um templo cristão, uma agora com vestígios de lojas, um teatro proeminente e bem preservado, para além de um estádio com uma vista privilegiada sobre o vale.