28.3.15

Cidade subterrânea de grande dimensão encontrada na Capadócia

O que começou por ser uma escavação para a construção de um complexo residencial na Capadócia, na Turquia, acabou por se traduzir na descoberta de uma cidade subterrânea gigante da época bizantina, onde túneis esculpidos em rocha vulcânica serpenteiam a vila. Terá servido de esconderijo para os cidadãos da região perante a ameaça de invasores, afirma a revista norte-americana National Geographic.
 
Descoberta por baixo de um castelo situado num monte em Nevşehir, a capital da província, a cidade subterrânea remontará ao início da época bizantina. Apesar do local ainda não ter sido muito explorado, estudos iniciais sugerem que a sua dimensão e características podem destronar a cidade de Derinkuyu, que se constitui atualmente como a maior cidade subterrânea na mesma região de Capadócia, de dimensões suficientes para abrigar cerca de 20.000 pessoas.
A Capadócia é uma região turca famosa pelas suas casas escavadas na rocha com chaminés que apelam ao fantástico, pelas igrejas acomodadas em cavernas e vilas subterrâneas escavadas pelos seus moradores há mais de dois milénios.
 
Em 2013, construtores encarregados de demolir casas de baixo orçamento que polvilham a zona junto ao castelo de Nevşehir, encontraram entradas para uma teia de túneis e divisões subterrâneas. Perante a descoberta, o projecto de demolição foi parado e iniciaram-se as investigações com arqueólogos e geofísicos.
 
Em 2014, os túneis levaram investigadores a descobrir um complexo subterrâneo com vários andares e que incluem divisões como salas de estar, cozinhas, adegas, capelas, escadas e locais para produzir óleo usado em lâmpadas para iluminar a cidade. Nessa altura, foram também descobertos alguns artefactos como tiras de couro, cruzes de pedra e de cerâmica, que indicam que a cidade foi usada desde a época bizantina até à conquista otomana, afirma a National Geographic. Quando ameaçados por invasores, os cidadãos da vila subterrânea recuavam para dentro do complexo e bloqueavam os túneis de acesso até que o perigo passasse. Um geofísico da Universidade de Nevşehir estima que a cidade tenha quase 460.000 metros quadrados e que os seus túneis mergulhem no solo até cerca de 113 metros de profundidade.
 
“Maior parque de antiguidades do mundo?"

O presidente da câmara de Neveşehir, Ünver, afirmou que pretende fazer do novo complexo o maior parque de antiguidades do mundo já que esta nova descoberta “é uma nova pérola, um novo diamante, um novo ouro” para a riqueza da região, segundo a National Geographic. A atracção terá hotéis de charme, galerias de arte à superfície, trilhos para caminhadas e um museu debaixo do solo.
Entretanto, o complexo residencial que se pretendia construir inicialmente na região será relocado para os subúrbios e as escavações feitas pela equipa de arqueólogos continuarão na região. “Quando a cidade subterrânea sob o castelo de Nevşehir for completamente revelada, é quase certo que mudará dramaticamente a Capadócia”, garante Murat Gülyaz, o director do museu de Nevşehir.
 
(Fonte: Observador)