13.2.11

Era uma vez... Ancara











































Ancara nos primeiros tempos da Répública (1923-195-).

Fragmentos de exposição realizada no Optimum AVM em Janeiro 2010.

3.2.11

Foi descoberta a igreja de Laodicéia



Foi descoberta no oeste da Turquia, na província de Denizli, a igreja de Laodicéia, uma das sete igrejas mencionadas na Bíblia. A igreja, do século IV, foi descoberta com o auxílio de um radar de subsolo. Segundo o director das escavações arqueológicas, o professor Celal Şimşek, "A maior parte da igreja, que ocupa uma área de 2000 metros quadrados, manteve a sua traça original."
O ministro da Cultura e Turismo da Turquia, Ertuğrul Günay, visitou o local e revelou estar muito contente com a descoberta, acrescentando que a arqueologia na Turquia se desenvolveu grandemente nos últimos anos e que o seu ministério tem apoiado totalmente a investigação arqueológica. Acrescentou ainda que as escavações no síto não pararam desde que foi transferido para a alçada da câmara de Denizli. Disse também que "Este ano talvez se possa convidar a imprensa internacional e organizar um encontro depois do edifício estar totalmente a descoberto."
A cidade de Laodicéia tornou-se muito cedo um dos principais focos do cristianismo e sede de bispado. A sua igreja aparece mencionada na Epístola aos Colossenses e é uma das sete igrejas da Ásia referida no Livro das Revelações. Pensa-se que foi fundada pelo Colossense Epafras, um pregador cristão que divulgou o evangelho aos seus compatriotas colossenses.

1.2.11

Turquia tenta recuperar património pilhado

O ministério turco da Cultura espera poder reaver durante o ano de 2011 várias peças históricas que foram alegadamente pilhadas durante o passado. Graças aos esforços do ministério da Cultura, 44 peças retornaram à Turquia em 2010, e cerca de 1864, a maior parte moedas, deverão regressar da Sérvia durante o presente ano.
A maioria dos 44 objectos pertenciam ao túmulo Tatarlı localizado na província de Afyonkarahisar e são datados de 450 a.C. Foram alegadamente pilhados, e encontravam-se no museu arqueológico de Munique. As peças foram restauradas e exibidas no âmbito de Istambul Capital Europeia da Cultura 2010. A exposição decorreu no museu Yapı Kredi Vedat Nedim Tör entre 18 de Junho e 26 de Setembro.
Também dois objectos cerâmicos da cidade antiga de Cnido, em Datça, que foram levados para Inglaterra em 1971, foram devolvidos à embaixada da Turquia em Londres em Junho de 2010, e foram depois levados para o museu das civilizações da Anatólia em Ancara.
O ministério da Cultura continua a trabalhar para trazer numerosas peças que estão actualmente na Alemanha, Estados Unidos da América, Bulgária, Inglaterra, Dinamarca, França, Itália, Rússia, Sérvia e Ucrânia.
A esfinge de Boğazköy, um altar de Zeus retirado de Pérgamo, uma escultura de um pescador tirada de Afrodísias e muitos artefactos de Tróia, encontram-se actualmente na Alemanha. O museu do Louvre, em Paris, detém um painel de cerâmica otomano, enquanto que a Rússia tem muitas peças do tesouro de Tróia. O museu de finas artes de Boston tem parte de uma escultura de Hércules que foi originalmente encontrada na Turquia. O ministério está a negociar o retorno destas e de outras peças à Turquia, nomeadamente de uma cabeça de bronze que está no museu J. Paul Getty em Los Angeles, tendo sido acordada a sua análise para se determinar se pertence a uma estátua decapitada que está no museu de Burdur. Também se pretende encontrar e recuperar 62 páginas de um Corão roubado da colecção da biblioteca Nuruosmaniye em 1990.