23.9.09

Utensílio de ferro mais antigo do mundo encontrado em Kaman-Kalehöyük


Kaman-Kalehöyük é um sítio arqueológico da Idade do Bronze, localizado na Turquia, na província de Kırşehir, na aldeia de Çağırkan, cerca de três quilómetros a Este da cidade de Kaman e a cerca de 100 quilómetros a sudeste de Ancara. Ocupa um monte com cerca de 280 metros de diâmetro e cerca de 16 metros de altura.
Tem sido objecto de escavações arqueológicas contínuas por parte do Instituto Japonês de Arqueologia da Anatólia (JIAA) desde 1986.
Foram identificados quatro períodos em Kaman-Kalehöyük: Império Otomano/período Bizantino (séculos XV-XVII), Idade do Ferro (séculos XII-IV a.C.), Idade do Bronze Médio e Final (séculos XX-XII a.C.), e Idade do Bronze Inicial (3.º milénio a.C.). Foram também encontrados artefactos do período Calcolítico e Neolítico, mas ainda não foram escavados povoados desses períodos.
As escavações em Kaman-Kalehöyük revelaram novas ideias sobre a história da Anatólia. Por exemplo, o período após o colapso do Império Hitita, dos séculos XII ao VIII a.C., na Idade do Ferro, tem sido denominado de "Idade das Trevas" por serem considerados anos sem cultura significativa. Contudo, a escavação em Kaman-Kalehöyük forneceu uma série de níveis de ocupação e de artefactos. Nos níveis do 2.º milénio a.C., a sucessão de níveis culturais é claramente visível, desde o período Colonial assírio, o reino hitita e o período imperial hitita. Têm também sido descobertos artefactos que lançam novas opiniões sobre o início da Idade do Ferro.
Em 2000 foram descobertos fragmentos de um artefacto de ferro que pode revolucionar a história da produção de utensílios de ferro e recuar o início da Idade do Ferro estabelecido a cerca de 1500 a.C.
O artefacto, que se encontra fragmentado e que terá um comprimento total de cinco centímetros, será parte de uma faca e foi retirado de um nível estratigráfico com cerca de 4000 anos, ou seja datado de 2100-1950 a. C. Outro fragmento, de escória de ferro, mede dois centímetros de diâmetro. Foram também encontradas duas rochas com vestígios de ferro, sugerindo que o trabalho do ferro também terá existido neste sítio.
Estudos feitos no Museu Iwate, em Morioka, mostraram que a peça de ferro será cerca de 200 anos mais antiga do que uma outra que foi retirada do mesmo local em 1994 e que se pensava ser a mais antiga peça de ferro alguma vez produzida nos séculos XX-XVIII a.C.
Pensa-se que estas peças de ferro terão sido produzidas perto do sítio de Kaman-Kalehöyük, tal como a escória de ferro com dois centímetros de diâmetro. Hideo Akanuma, um arqueólogo do Museu Iwate, referiu que o achado levou a uma mudança na história da produção do ferro, e que se pensava que se pensava anteriormente que a produção do ferro tinha começado no reino hitita nos séculos XIV-XX a.C.

12.9.09

Descoberto busto do imperador Augusto em Laodicéia

Descoberto busto do imperador Augusto em Laodiceia
Foi descoberto um busto do imperador romano Augusto na cidade antiga de Laodicéia, em Denizli.
O busto foi encontrado junto a uma necrópole, segundo o professor Celal Şimşek, director do departamento de Arqueologia da universidade de Pamukkale e também director das escavações arqueológicas na cidade antiga de Laodicéia.