7.12.07

Metropolis



Foram feitas importantes descobertas, principalmente de época romana, na cidade antiga de Metropolis, localizada na vila de Torbalı, na província de Izmir, durante a campanha de escavações deste ano.
Os materiais apresentam datações entre o século XIII a.C. e o século VI d.C., e foram também descobertas dez pequenas áreas de povoamento com vestígios de estruturas.
De entre as numerosas peças encontradas, destacam-se as do período romano, nomeadamente anéis, moedas, medalhas e esculturas, o que aponta para um desenvolvimento significativo da cidade de Metropolis durante esse período.
As escavações arqueológicas na cidade antiga de Metropolis decorrem desde 1989, apesar da sua investigação ter sido iniciada em 1972. Os vestígios mais antigos de Metropolis datam da Idade do Bronze, e o seu nome advém do templo da deusa-mãe, Meter Gallesia, que foi encontrado na área da cidade.
Durante as várias campanhas foram descobertas estruturas de época romana, nomeadamente um teatro, um trilho pedestre, latrinas, dois edifícios habitacionais e termas.
As escavações do ano passado centraram-se na acrópole da cidade, construída numa colina. Várias pedras rectangulares, colunas e epitáfios recolhidos durante as escavações da acrópole, indicam que Metropolis foi o segundo povoado da Anatólia, a seguir a Bodrum, a albergar um templo de Ares, o Deus da guerra na mitologia grega.
A campanha deste ano centrou-se na área em redor da acrópole. O director da escavação diz existirem duas portas na acrópole, e que o objectivo é averiguar a relação entre ambas. Acrescentou que vários objectos foram descobertos em relação com o templo de Ares. "Templos de Ares são raros na Anatólia. Pensa-se que existe um em Bodrum, embora não exista nenhuma evidência física do mesmo. A acrópole de Metropolis alberga um templo de Ares. Em Metropolis existe uma evidência. Descobrimos vários silhares de pedra com nomes inscritos, assim como colunas e epitáfios relacionados com o templo de Ares, o que sugere a existência de um templo de Ares na acrópole. Contudo, ainda não sabemos a sua localização exacta". Acentuando a importância da existência de um templo de Ares numa cidade relativamente pequena como Metropolis, acrescentou: "O templo de Ares é um achado arqueológico raro. Ares é um Deus da guerra. Parece irónico ele ser o patrono de uma cidade pequena como Metropolis. Para Metropolis, contudo, Ares significou algo diferente. Ares era o Deus protector da cidade e não um Deus que lidera uma guerra".
Segundo o director da escavação, ainda só foi escavada uma pequena parte da cidade. "Até agora descobrimos um teatro, um trilho pedestre, um complexo de termas romanas e habitações. Encontramos ainda 40 grutas destinadas ao culto da deusa-mãe".
Na acrópole foi descoberto um selo com hieróglifos semelhante aos selos hititas. Perto de Metropolis, a cerca de 30 quilómetros no sentido sudoeste, situava-se a capital do reino de Arzawa, Apasa ou Abasa (mais tarde Éfeso), que foi conquistada pelos Hititas.















2 comentários:

Jofre Alves disse...

Um Natal Feliz é o que lhe desejo, com alegria, paz, amor, saúde... Fraterno abraço.

Jofre Alves
http://couramagazine.blogs.sapo.pt/
http://couramagazinefoto.blogs.sapo.pt/
http://couranahistoria.blogs.sapo.pt/

Ruth disse...

I recently came across your blog and have been reading along. I thought I would leave my first comment. I don't know what to say except that I have enjoyed reading. Nice blog. I will keep visiting this blog very often.


Ruth

http://www.infrared-sauna-spot.info