16.8.07

Descoberta na Turquia estátua colossal do imperador Adriano

Uma equipa de arqueólogos belgas encontrou partes de uma enorme estátua do imperador romano Adriano numa escavação no sudoeste da Turquia.
Até agora, foram descobertos a cabeça, o pé e parte de uma perna e os arqueólogos esperam encontrar outras partes da estátua nos próximos dias.

De acordo com especialistas, a estátua original deveria ter cerca de 5 metros de altura. Só a cabeça mede cerca de 70 centímetros, enquanto que o pé mede cerca de 1,50 m de comprimento.
A descoberta foi feita por arqueólogos da Universidade Católica de Leuven, da Bélgica, que fazem escavações no local desde 1990. Marc Waelkens, director da escavação, afirmou que esta é "a mais bela representação" do imperador já encontrada.
Os fragmentos do monumento foram encontrados a 5 metros de profundidade em Sagalassos, uma antiga cidade localizada no topo de uma montanha.

Adriano governou Roma entre 117 e 138 d.C. e destacou-se por ser um grande conquistador. A sua obra mais famosa é a Muralha de Adriano, no norte de Inglaterra, que marcava a fronteira norte do Império Romano.

2 comentários:

Anónimo disse...

Esse eu sei que o Ventor conheceu porque já me flou dele! Sabes que o Ventor andou aos figos num sítio entre Santrém e Torres Novas? Ele diz-me que aí há muitos figos. Já os viste este ano? Bjs.

P disse...

Fantástico! Adoro passar por aqui
(pelo Cozinha Turca é um vício) e aprender.
Abraço