22.6.07

Os Etruscos vieram da Turquia

Uma pesquisa genética, divulgou que o povo, cujos descendentes vivem na parte central de Itália, teve origem no território que hoje corresponde à Turquia.
A Conferência Europeia de Genética Humana analisou amostras de DNA de homens com apelidos típicos da região e cujas famílias vivessem no mesmo local há pelo menos três gerações. Três áreas da Toscana foram analisadas: o vale de Casentino e as cidades de Volterra e Murlo. As amostras de DNA recolhidas são muito mais similares às de populações da Turquia do que às dos habitantes de outras partes de Itália.
Os Etruscos, cujos descendentes vivem actualmente no centro de Itália, constituem um dos maiores enigmas da antiguidade. A sua língua, que nunca foi devidamente decifrada, é diferente de todas as outras da Itália Clássica. Há séculos que a origem deste povo tem sido investigada e debatida por estudiosos.
Uma investigação genética, tornada pública no passado fim-de-semana, parece pôr fim ao enigma, mostrando que os Etruscos vieram da área que é agora ocupada pela Turquia, e que os parentes mais próximos de muitos dos actuais Toscanos e Úmbrios podem ser encontrados, não em Itália, mas em Izmir.

Mais informação aqui.

(Fonte: The Guardian)

5 comentários:

Anónimo disse...

Etruscos? Etruscos? E.... Espera. Eu acho que o Ventor já me contou alguma coisa sobre isso! Eu já ouvi uma conversa entre o Ventor e o seu amigo Mitonde que foi ferreiro na Atlântida, sobre a dispersão de toda a gente que escapou do continente desaparecido. Ah, mas por enquanto não posso contar nada sobre isso. O Ventor disse que o Mitonde fazia ferraduras para o seu cavalo Antar e sempre que o Antar e o Ventor apareciam pela Atlântida era o Mitonde que lhe mudava as ferraduras. Já vés há quanto tempo há ferreiros?! O Mitonde foi um dos que escapou porque ouviu o Ventor dizer; «põe-te a milhas»! Sabes qual foi o último trabalho do Mitonde? Fazer uns banquinhos através do mar e ainda existem alguns como as ilhas dos Açores. Isto é mutio complicado, é melhor não continuar. Mas deixo-te aqui mais um bjs. e votos de que te sintas muito feliz por terras da Anatólia que o Ventor diz que é ponto de cruzamentos de todos os deuses.

james emanuel de albuquerque disse...

Muito interessante.

Um abraço.

Anónimo disse...

Olá, Lídia!
Olha o Quico é quem manda. Quer que eu te chame a princesa da Anatólia e eu chamo! Mas ele ainda quis mais que isso, quis que eu atribuisse ao teu blog, Crónicas da Anatólia, o selinho de um Blog com Tomates. Eu recebi esse selinho pela Caminhada do Ventor e tinha de nomear 5 blogs, de blogs com tomates e acho que o teu está certo. Porque não deve ser nada fácil mostrares ao mundo o quanto te dedicas a essas belezas turcas através das tuas Crónicas da Anatólia. Santa Sofia bem que podia ter sido uma das 7 Maravilhas. Deixo-te bjs. meus e do Quico e votos de que tudo te continue a correr bem por terras do AttaTurk. Nõ te esqueças de passar os tomates a outros 5 blogs se assim o entenderes. Bjs.

Anónimo disse...

Em feliz hora passei por este blogue – habito que vou retomar – para tomar conhecimento desta notícia que passara completamente ao lado. Para mim, que estudo a toponímia minhota (com os substratos celtas, ibérico, ligur, etrusco, pré-romano, romano, etc.), tem um profundo interesse. Boa semana.

P disse...

Embora não pareça pela escassez de visitas e por, de facto, o 'Cozinha Turca' me despertar uma voracidade indescritível, sou completamente fã deste seu blog. Venho poucas vezes mas demoro-me por aqui. Acho, aliás a sua 'rede blogosférica' muito completa e permite um contacto com essa realidade que nos parece ainda assim distante.
Abraço
P.