15.5.07

As pinturas rupestres (de cavalos) mais antigas da Anatólia

De acordo com uma recente investigação arqueológica, as pinturas de cavalos nas formações rochosas de Eskişehir, no distrito de Sivrihisar, são as mais antigas da Anatólia.
A investigação revelou que essas figuras, as primeiras representações conhecidas de cavalos, recuam a 6 000 a.C., e que a área onde se encontram terá sido habitada durante o Neolítico Recente.


Segundo Ali Umut Türkcan, da Universidade da Anatólia, as pinturas foram encontradas por dois fotógrafos amadores em 2002. Integram 20 figuras de cavalos e uma figura que parece ser humana, representada com as mãos levantadas diante dos cavalos.
As pinturas foram posteriormente estudadas com recurso ao programa informático Photoshop.
“As pinturas são muito importantes, porque são as primeiras figuras de cavalos encontradas na Anatólia. Os cavalos têm um papel muito importante nesta região, que é por tradição uma região de criação de cavalos. Para além das pinturas rupestres, foram também descobertas na região, cerâmicas e materiais líticos do Neolítico Recente, sugerindo que esta área também terá sido habitada nesse período".

4 comentários:

james emanuel de albuquerque disse...

Muito interessante!
Um abraço.

Fay van Gelder disse...

Adorei
Bjo

PONTO DE EQUILÍBRIO disse...

Lídia, bom dia! Encontra seu blog na net foi td de bom que poderia acontecer, estive na Turquia recentemente e estou escrevendo um livro, mas, necessitava de muitas informações e encontrei algumas no seu blog. Amei a capadócia. Se vc tiver algum material sobre a região, seria possível postá-las? Posso usar suas informações no meu livro? Obg.

Lídia Lopes disse...

Não pode utilizar os artigos que publico no seu livro. São fruto do meu trabalho, e não podem ser utilizados para fins públicos e/ou comerciais. Estão protegidos por direitos de autor.