4.3.07

Museu Arqueológico de Gaziantep Candidato ao Prémio de Melhor Museu da Europa

O Museu Arqueológico de Gaziantep, que ganhou o título do "segundo maior museu de mosaicos do mundo", prémio atribuído por albergar os famosos mosaicos descobertos na antiga cidade de Zeugma, tem agora os olhos postos no mais prestigiante prémio de museus da Europa.
A administração do museu anunciou há alguns meses ter preenchido a candidatura para o Fórum de Museus Europeus (EMF), que se realizará este mês, para concorrer ao Prémio do Museu Europeu do Ano em 2007 (EMYA).

O museu, que sofreu recentemente trabalhos de reorganização do espólio, foi avaliado cuidadosamente pelo comité EMF de 13 a 15 de Outubro de 2006. O comité visitou igualmente sítios históricos e culturais como Zeugma e o Museu ao ar livre Yesemek, ambos sob supervisão do Museu Arqueológico de Gaziantep.

O Museu de Gaziantep passou a fase preliminar de selecção. A selecção final será feita em Maio de 2007, altura em que os museus finalistas irão competir pelo primeiro prémio.
O EMF é uma organização sem fins lucrativos que obedece ao mesmo esquema do Prémio do Museu Europeu do Ano, fundado em 1977. Fazem parte do fórum 15 países Europeus.
Esta competição premeia museus novos ou restaurados e todos os anos concorrem cerca de 25 a 30 museus.
O Museu Arqueológico de Gaziantep, fundado em 1944 pela arqueóloga Sabahat Göğüş, foi reinaugurado em Junho de 2005 com mais um edifício que alberga maioritariamente os mosaicos descobertos em Zeugma.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá Lídia, tubo bem?

Eu ainda não tinha ouvido falar sobre este Museu, mas é importante a iniciativa de apoiar e premiar os museus.
Muitas pessoas não dão valor, mas estes museus guardam não só objetos mas a nossa memória, e parte de toda a nossa história.

abs

Anónimo disse...

Mais uma importante e interessante divulgação do monumental património histórico e arqueológico, para nosso deleite e assim absorvermos uns nacos de cultura. Boa semana.