21.2.07

Cemitério seljúcida de Ahlat nomeado para a Lista de Património Mundial da Unesco

Cemitério seljúcida de Ahlat nomeado para a Lista de Património Mundial da Unesco

A Turquia tem nove sítios históricos na Lista de Património Mundial da Unesco, que incluem a Capadócia, Hattusha e Pamukkale, cada um deles com notável valor histórico e patrimonial para a humanidade.
Actualmente tiveram início os trabalhos para a adição do cemitério seljúcida de Ahlat, localizado na província de Bitlis, na margem oeste do lago Van, no sudeste da Turquia.
O cemitério seljúcida possui 8000 sepulturas com oito metros de altura datadas dos séculos XII-XIII.
O presidente da câmara de Ahlat, Mevlüt Gülmez, disse que o ministério está a levar a cabo trabalhos na região para que o maior cemitério muçulmano do mundo, agora um museu a céu aberto, seja incluído na Lista de Património Mundial da Unesco. Ainda segundo Mevlüt Gülmez, um comité científico da UNESCO composto por dez pessoas veio ao local para completar a sua avaliação do sítio.

3 comentários:

Anónimo disse...

Lídia,
Que notícia interessante.
Preservar nossa história é uma atitude que todos nós deveríamos apoiar.
abs

Anónimo disse...

Património da humanidade que sempre me atrai para visitar o seu blogue, onde a cultura e a História são seridas em doses certas, com o rigor intenso de quem sabe. Bom fim-de-semana.

Anónimo disse...

Olá, princesa da Lídia! Já tinha saudades de passar por aqui, mas o Ventor está sempre em luta!
Ele é extremista. Ou apregoa a paz ou trava uma luta terrível contra tudo o que não lhe pareça bem. Mas contra os Seljúcidas ele não irá lutar mais. Prometeu-me. Diz que o Senhor da Esfera os tem todos em PAZ! Passei por aqui, para te dizer que estou atento. Não tanto como gostaria, mas mesmo assim, dá para te deixar um bjs.