5.1.07

Foram Descobertas Gravuras em Göbeklitepe


Uma equipa de arqueólogos que desenvolve trabalhos de investigação no complexo funerário de Göbeklitepe, localizado na cidade de Şanlıurfa, no Sudeste da Turquia, descobriu relevos de figuras humanas, escorpiões, cobras e pássaros selvagens em monólitos do período Neolítico. O director das escavações, Klaus Schmidt, do Instituto Alemão de Arqueologia de Berlim, disse que o monumento de Göbeklitepe, com 11 000 anos, foi edificado por caçadores-recolectores. "Durante as escavações deste ano, descobrimos figuras humanas sem cabeça, o que corresponde à primeira descoberta de figuras humanas desde que os trabalhos foram iniciados há 12 anos. Estas descobertas dão-nos pistas importantes sobre o futuro das escavações". Disse também que as escavações em Göbeklitepe, revelaram uma arquitectura monumental e um avançado mundo simbólico dos grupos de caçadores que existiam antes do período de "transição para a produção". Revelou igualmente que descobriram os restos de cerca de 20 estruturas redondas ou elípticas com 30 metros de diâmetro. De acordo com Schmidt, as figuras de animais nos monólitos desenterrados este ano em Göbeklitepe, têm características diferentes. Também já tinham sido registadas anteriormente figuras similares em Çatalhöyük, mas com uma datação 2 000 anos mais recente.

2 comentários:

Anónimo disse...

Passei para desejar óptimo fim-de-semana e apreciar esta interessante página, onde impera a qualidade e bom gosto. Uma importante descoberta arqueológica, com grande significado científico.

Anónimo disse...

Passei para te desejar a continuação de uma boa estadia pela Anatólia e para te dizeer que se os turcos têm aí a nossa "bela lusitana" que ajuda a explorar as suas velhas entranhas, nós temos por aqui a bela "rola turca" a explorar os nossos céus. E também para te deixar um bjs.